Prime Time

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vitae sed pretium ullamcorper facilisis vitae. A eget egestas molestie mattis massa, lacus vel aliquam malesuada.

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mudança das regras dos precatórios para bancar Bolsa Família gera insegurança

    Bolsa Família pode elevar os gastos e furar o teto se realmente ficar em R$ 400

    Abertura de Mercado
    Abertura de Mercado Foto: CNN

    do CNN Brasil Business*

    Ouvir notícia

     

    No final da semana passada, o mercado estava nervoso e estressado com quedas substanciais em várias bolsas de valores ao redor do mundo. Mas também decidiu começar esta nova semana deixando as bombas do passado para trás, e focando na esperança do futuro.

     

    E muito se espera para os próximos dias. A expectativa de aumentos consideráveis na taxa básica de juros, a Selic, e as conversas bem sucedidas no parlamento dos Estados Unidos, trouxeram grande força para o real, recuperando uma parte do que foi perdido.

    Uma reunião fora da agenda de ministros e políticos foi o quente em Brasília na noite de segunda. Especulava-se que a pauta envolvia a dívida dos precatórios ou o novo Bolsa Família. No fim, todos acertaram em suas apostas, já que eram as duas coisas, de forma interdependente.

    Bolsa e dólar iam bem ao longo do dia, até saberem das notícias de Brasília, com a história de que o Bolsa Família pode elevar os gastos e furar o teto se realmente ficar em R$ 400 o auxílio.

     

    A ideia de um fundo formado com recursos de privatizações para bancar os precatórios ronda Brasília. A preocupação é que esse fundo possa desvirtuar o arcabouço fiscal e acabar virando um ‘puxadinho’.

    Já a questão da reforma tributária segue na pauta. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer aprovar o quanto antes essa reforma. E começaria com a proposta mais recente, e que está mais em evidência, que é a de mudanças no Imposto de Renda. Mas a proposta continua com alguns pontos preocupantes, como o aumento de carga.

    Neste episódio do Abertura de Mercado, a comentarista de economia da CNN Thais Herédia ouve especialistas sobre os temas que circulam por Brasília, cada vez mais quentes, além claro, de  outras questões que mexem com a economia e influenciam o mercado.

    Conheça os podcasts da CNN Brasil:

    E Tem Mais

    Abertura de Mercado

    Horário de Brasília

    CNN Mundo

    Alma do Negócio

    Entre Vozes

    5 Fatos

    Na Palma da Mari

    Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

    *Publicado por Ana Carolina Nunes

    Mais Recentes da CNN