Prime Time

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vitae sed pretium ullamcorper facilisis vitae. A eget egestas molestie mattis massa, lacus vel aliquam malesuada.

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Solução simplória para o Imposto de Renda não avança na Câmara

    Pressão de diferentes setores adia votação de projeto de mudança de tributação brasileira

    Abertura de Mercado
    Abertura de Mercado Foto: CNN

    do CNN Brasil Business*

    Ouvir notícia

    Há 30 anos que o Brasil discute como mudar o sistema tributário. Nunca conseguiram chegar em um consenso minimamente razoável. Pelo contrário, só conseguiram piorar as regras e nos colocar no primeiro lugar do ranking de maior complexidade tributária no mundo.

     

    Por isso que a tentativa de mudar as formas de tributação em um curto prazo, como estão querendo, parece ser impossível. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), chegou a garantir que a votação da proposta de reforma do IR aconteceria nesta quarta-feira (11), mas ele teve que desistir, pois não há nem parecer a ser apreciado.

    Aliás, a Câmara foi pressionada por vários setores da economia –  da indústria e do comércio e serviços – e por gestores estaduais e municipais, que se manifestaram contra o PL da reforma do IR. É importante lembrar que não há processo de reforma tributária que não vá provocar perdas.

    E todo o debate sobre o Imposto de Renda foi mais uma vez o culpado pela volatilidade do mercado. Outro impacto negativo no mundo financeiro foi o resultado do varejo de junho divulgado nesta quarta. Houve queda de 1,7%, sendo que a expectativa era de crescimento, ainda que tímido. Isso aponta que a inflação pesando na renda das famílias. Ainda se mantém uma expectativa de retomada para este segundo semestre, com avanço da vacinação e a continuidade do auxílio.

    Já na B3, o avanço no número de investidores pessoa física e a divulgação de outros números da operadora animou o mercado. São mais de 4 milhões de investidores agora. Felipe Paiva, diretor de Relacionamento e Pessoa Física da B3, destaca em entrevista ao Abertura de Mercado a diversificação dos investimentos e o grande percentual de jovens entrando na Bolsa.

     

    Mas vale dizer que a poupança continua concentrando mais de 36% de todos os  recursos preservados dos brasileiros.

    Para esta quinta-feira (12), a política continua marcando presença na agenda do mercado e ainda temos o resultado do setor de serviços de junho a ser divulgado pelo IBGE. 

    Neste episódio do Abertura de Mercado, a comentarista de economia da CNN Thais Herédia ouve especialistas sobre os temas que circulam por Brasília, cada vez mais quentes, além, claro, de outras questões que mexem com a economia e influenciam o mercado.

    Conheça os podcasts da CNN Brasil:

    E Tem Mais

    Abertura de Mercado

    Horário de Brasília

    CNN Mundo

    Alma do Negócio

    Entre Vozes

    5 Fatos

    Na Palma da Mari

    Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

    *Publicado por Ana Carolina Nunes

     

    Mais Recentes da CNN